top of page

O Evento

          No final do século XIX, o saber geográfico acerca dos fenômenos naturais e, sobretudo, dos eventos socioeconômicos, políticos e culturais sempre esteve na pauta de discussão da sociedade, em diferentes temporalidades e em distintos lugares. A institucionalização da Geografia como ciência, no final do século XIX, ocorre em meio a um contexto histórico de grandes transformações socioespaciais, engendradas sob a lógica capitalista de produção. Como resultante, não somente as relações socioeconômicas e políticas tornam-se mais complexas, como também as novas conformações territoriais, a partir da formação de novos Estados-nacionais e de novas colônias, implantadas por imposições neoimperialistas. 

.    Assim, não perdemos de vista a importância do pensamento e do conhecimento da ciência geográfica para refletir, conjecturar e desvelar o movimento das novas dinâmicas socioespaciais que estão em conformação, de maneira célere, pela/para a sociedade contemporânea.

   O III Seminário de Geografia do Semiarido abordará “O CONHECIMENTO GEOCIENTÍFICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO”, cujo objetivo é reforçar a importância e as contribuições da ciência geográfica no processo de produção do espaço do semiarido. Assim, o evento vai se constituindo, também, como lócus de se pensar a gestão do território considerando as contribuições dos diferentes seguimentos da sociedade.

     A VIII Semana de Geografia (SEMAGEO) traz como tema central IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, com o objetivo dialogar com a sociedade em geral e com a academia sobre os desafios e as perspectivas para entendermos e confrontarmos as novas dinâmicas socioespaciais (re)configuradas no/pelo o atual contexto histórico.

CARTAZ SEMAGEO 2018 A2.png
bottom of page